SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Estresse em profissionais de enfermagem: importância da variável clima organizacionalIdeologização da violência no capitalismo: contribuições da psicologia da libertação de Martín-Baró índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

PEREIRA, Maristela de Souza. Os processos de precarização do trabalho e seus reflexos no adoecimento de trabalhadores brasileiros: um estudo de caso. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 208-220. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110203.

Focaliza-se neste artigo os processos de terceirização e flexibilização das relações trabalhistas, cujas práticas encontram-se atreladas ao fenômeno da precarização do trabalho, incidindo de modo perverso sobre os sujeitos, promovendo seu adoecimento e gerando impactos de diversas ordens sobre eles. Como cenário concreto para promover esta reflexão, apresenta-se um caso real, relativo à contaminação de trabalhadores brasileiros por carbonato de níquel, uma substância de elevada toxidade, bem como os desdobramentos desse acidente para os sujeitos envolvidos.

Palavras-chave : Saúde do trabalhador; Acidente de trabalho; Terceirização; Psicologia Social do Trabalho; Níquel.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License