SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Precarious Work Processes and their Effects on Brazilian Workers' Illnesses: A Case StudyMoral harassment/mobbing and mental health: a systematic literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

MARTINS, Karina Oliveira  and  LACERDA JUNIOR, Fernando. Ideologização da violência no capitalismo: contribuições da psicologia da libertação de Martín-Baró. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 221-235. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110204.

O presente trabalho apresenta as reflexões de Ignacio Martín-Baró sobre a ideologização da violência. Para tanto, divide-se em três partes. Na primeira parte, apresenta como Martín-Baró definiu violência, ideologia e desideologização destacando as principais ideias do autor sobre fenômenos que considerava fundamentais. Em seguida, são descritos sete processos psicossociais que demonstram a estreita relação entre ideologia e violência na perspectiva de Martín-Baró: a) a difusão de uma concepção "neutra" e "moral" de violência; b) a conversão da violência em um problema técnico e administrativo, facilitando, assim, a proliferação de atos violentos; c) a desvalorização das vítimas dos atos violentos pela criação da imagem do "inimigo"; d) as consequências psicológicas da polarização social; e) a guerra psicológica; f) o fatalismo como processo psicossocial produzido pela violência estrutural; g) a desatenção seletiva. Por fim, o artigo discute limitações das propostas de Martín-Baró, assim como as contribuições de suas análises para a crítica da sociedade capitalista e para o fomento de práticas de transformação social.

Keywords : Martin-Baró; Psicologia Social Crítica; Violência; Ideologia; Desideologização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License