SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Assédio moral/mobbing e saúde mental: revisão sistemática de literaturaDependência de internet: um estudo com jovens do último ano do ensino médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

MACEDO, João Paulo et al. A produção científica brasileira sobre apoio social: tendências e invisibilidades. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 258-278. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110206.

Trata-se de um estudo de revisão da literatura em periódicos brasileiros sobre apoio social. Foi realizado levantamento na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi). De 204 artigos localizados, foram selecionados 159 para o estudo. O material foi lido na íntegra com o objetivo de identificar as definições, o histórico, problematizações, delineamento do estudo, participantes, problemas/problemáticas de saúde associados, e a relação com os condicionantes do processo saúde-doença e práticas de cuidado ofertadas. Percebe-se um incremento de estudos sobre a temática nos últimos anos na área da saúde e Psicologia. Como resultados, apresenta-se uma caracterização geral dos estudos, síntese conceitual do tema, problemas de saúde mais frequentes (físicos e mentais) associados aos estudos sobre AS; articulação com a perspectiva da determinação social da saúde e a oferta de serviços.

Palabras clave : Apoio social; Saúde; Saúde Mental; Psicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License