SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A produção científica brasileira sobre apoio social: tendências e invisibilidadesA influência do estresse na condição de afastamento do trabalho por distúrbios osteomusculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

TUMELEIRO, Lucas Franco et al. Dependência de internet: um estudo com jovens do último ano do ensino médio. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 279-293. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110207.

Este artigo apresenta um estudo que objetivou identificar o grau de dependência de internet em jovens com idades entre 15 e 19 anos, do último ano do Ensino Médio, em escolas públicas estaduais, das cidades São Miguel do Oeste, Maravilha e Pinhalzinho, estado de Santa Catarina. O método adotado foi o quantitativo, com amostra não probabilística. Participaram 504 estudantes, por meio de questionário contendo o Internet Addiction Test (IAT). Identificou-se que 8,9% dos participantes apresentam dependência moderada e severa, com tempo de navegação diário elevado, principalmente nas redes sociais. A dependência de internet tende a não ser percebida, ou pode ser negada, ou, ainda, compreendida como normal por um percentual significativo dos jovens pesquisados, embora apresentem características psicopatológicas importantes, as quais não aparecem de modo isolado. A dependência de internet requer atenção científica por se constituir em um adoecimento que interfere na constituição da subjetividade e na dinâmica social.

Palavras-chave : Dependência; Internet; Jovens; Escolas de ensino médio; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License