SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Dependência de internet: um estudo com jovens do último ano do ensino médioUma abordagem cognitivo-comportamental do uso prejudicial de jogos eletrônicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

BENZONI, Paulo Eduardo. A influência do estresse na condição de afastamento do trabalho por distúrbios osteomusculares. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 294-305. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110208.

Os distúrbios osteomusculares constituem uma das principais causas de licença-saúde pelo INSS e o estresse tende a intensificar tais distúrbios, gerando mais tempo de afastamento e dificuldades de reinserção desses trabalhadores no mercado de trabalho. O objetivo deste estudo foi analisar a influência do estresse na percepção da condição de afastamento do trabalho. Participaram 116 trabalhadores do setor privado, afastados do trabalho por mais de 30 dias corridos, devido a problemas osteomusculares. Avaliou-se o estresse pelo Inventário de Sintomas de Stress de Lipp e a percepção da condição de afastamento pelo Inventário de Percepção de Afastamento do Trabalho de Benzoni e Bragion. Os resultados mostraram uma prevalência de 69% de estresse nos pesquisados e uma percepção mais negativa da condição de afastamento nos participantes com estresse. Os dados apontaram que o estresse apresenta-se comórbido aos problemas osteomusculares, podendo dificultar a recuperação e reinserção social do trabalhador afastado no mercado.

Palavras-chave : Afastamento do trabalho; Estresse; Percepção social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License