SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A influência do estresse na condição de afastamento do trabalho por distúrbios osteomuscularesAh, bruta flor do querer!: O discurso do CRAS na perspectiva psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

FERREIRA, Monique Bernardes de Oliveira  e  SARTES, Laisa Marcorela Andreoli. Uma abordagem cognitivo-comportamental do uso prejudicial de jogos eletrônicos. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 306-326. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110209.

Em decorrência dos avanços tecnológicos, os jogos eletrônicos se tornaram cada vez mais populares. No entanto, existe uma grande preocupação em relação ao seu uso prejudicial e prolongado. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica da literatura acerca do modelo e tratamentos de base cognitivo-comportamentais para o uso prejudicial de jogos eletrônicos e conhecer sua etiologia, diagnóstico e prevalência. Para isso, foram realizadas buscas de textos nas bases de dados Pubmed, SciELO, Periódicos Capes e Google Acadêmico. Apesar do aumento do número de pessoas que têm apresentado problemas relacionados ao uso dos jogos eletrônicos, o presente trabalho mostrou que não se tem ainda designação, diagnóstico e tratamentos específicos para tal, e que tais elementos têm sido embasados nos estudos sobre dependência de internet e outros transtornos de controle do impulso. Entretanto, contamos por ora com achados muito importantes, no que diz respeito a cognições, comportamentos, emoções, domínios motivacionais, etiologia e semelhanças neurobiológicas com outros transtornos e norteadores para o tratamento.

Palavras-chave : Terapia cognitivo-comportamental; Internet; Dependência; Jogoseletrônicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License