SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Ah, bruta flor do querer!: O discurso do CRAS na perspectiva psicanalíticaO cuidado aos usuários de drogas: entre normatização e negação da autonomia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

BRAZ, Matheus Viana  y  HASHIMOTO, Francisco. Significações imaginárias sociais e novos modos de sofrimento no trabalho: contribuições a partir da sociologia clínica. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 339-362. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110211.

O objetivo deste estudo consiste em repensar as antinomias das significações imaginárias sociais do contemporâneo, mormente no que diz respeito aos novos modos de sofrimento e investimentos subjetivos no trabalho. Partimos, pois, do pressuposto que nossa sociedade passa por um processo de transição, de sorte que há a proliferação de significações imaginárias heterônomas, que por sua vez estimulam valores, afetos e ideais específicos. Para além das contribuições do filósofo Cornelius Castoriadis, a partir da Sociologia Clínica e priorizando o cenário laboral, analisamos neste trabalho signos importantes que assumem protagonismo na hipermodernidade, como o crescimento da descrença, pessimismo, individualismo e do investimento na esfera privada, em detrimento da pública. Remetemo-nos, em última instância, a um novo polo de legitimação social, que exprime um código simbólico particular e se ampara na promessa da realização de projetos específicos: ascensão vertiginosa, reconhecimento, visibilidade e destaque social.

Palabras clave : Trabalho; Sofrimento; Sociologia Clínica; Significações imaginárias sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License