SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Significações imaginárias sociais e novos modos de sofrimento no trabalho: contribuições a partir da sociologia clínicaOs idosos e a vivência do tempo: implicações nos processos de desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

VASCONCELOS, Maria Paula Naves; PAIVA, Fernando Santana de  e  VECCHIA, Marcelo Dalla. O cuidado aos usuários de drogas: entre normatização e negação da autonomia. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 363-381. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110212.

As concepções que definem o uso de drogas e seus usuários, elaboradas entre profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (Raps), podem ter impactos no modo com que são realizados cuidados à saúde de pessoas com problemas devidos ao uso de drogas. Buscou-se compreender as concepções de profissionais que atuam na Raps acerca do cuidado. Foram realizadas duas entrevistas grupais: (i) com profissionais de um Caps Ad e (ii) com trabalhadores e voluntários de uma comunidade terapêutica, ambos situados em um município de pequeno porte do estado de Minas Gerais, Brasil. Os resultados apontaram para duas categorias centrais de análise: (i) instituição como espaço de normatização do cuidado e (ii) individualização do cuidado como negação da autonomia do sujeito. Observa-se uma priorização das estratégias terapêuticas baseadas na internação e na abstinência, sendo necessário aprofundar estudos sobre os sentidos do cuidado e do processo de trabalho para profissionais de saúde.

Palavras-chave : Drogas [abuso]; Cuidados à saúde; Políticas de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License