SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Drug users' health care: between normalization and denial of autonomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

DOS SANTOS, Gilberto Lima. Os idosos e a vivência do tempo: implicações nos processos de desenvolvimento. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 382-400. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110213.

O objetivo do presente estudo consistiu em compreender como os idosos vivenciam o tempo e suas possíveis implicações nos processos de desenvolvimento, diante da suposta proximidade da morte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, orientada por uma perspectiva cultural e narrativista, no campo da Psicologia. Os participantes foram oito idosos membros de uma Associação de Bairro. As narrativas foram produzidas por meio da realização de entrevistas individuais semiestruturadas e de grupo focal. A análise foi baseada na compreensão das narrativas dos participantes e na apreensão dos significados constituídos. Os resultados foram organizados em categorias previamente definidas, de acordo com os objetivos específicos, e em categorias emergentes, ao longo de um movimento dialógico entre as dimensões empírica e teórica. Os participantes vivenciam as dimensões do tempo de modos peculiares, e essas vivências repercutem na forma como se posicionam em relação à vida e à morte e vice-versa.

Keywords : Idosos; Tempo; Narrativas; Significados; Desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License