SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Escala de autoeficácia no trabalho (EAE-T): construção e estudos psicométricosAções de promoção à saúde em sala de espera: contribuições da psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

CONDE, Ana Flávia Cicero; CARDOSO, Jorge Manoel Mendes  e  KLIPAN, Marcos Leandro. Panorama da psicodinâmica do trabalho no Brasil entre os anos de 2005 e 2015. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 19-36. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120103.

A psicodinâmica do trabalho se configura como uma das principais correntes da Psicologia do Trabalho e das Clínicas do Trabalho. Foi desenvolvida inicialmente por Christophe Dejours e se disseminou amplamente entre os pesquisadores dessa área, inclusive brasileiros. O objetivo deste artigo é identificar quais as principais discussões sobre a psicodinâmica do trabalho no Brasil, em artigos publicados na base de dados SciELO entre os anos de 2005 e 2015. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. A análise dos dados permitiu compreender que a psicodinâmica vem se firmando como referencial teórico e suporte teórico-metodológico para os estudos que visam compreender as relações dinâmicas presentes entre a organização do trabalho e os processos de subjetivação dos trabalhadores, contribuindo com o conhecimento sobre o trabalho. Além disso, constatamos que os autores brasileiros estão se destacando como referência sobre a psicodinâmica do trabalho.

Palavras-chave : Psicologia do trabalho; Psicodinâmica; Saúde mental; Sofrimento no trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License