SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Panorama da psicodinâmica do trabalho no Brasil entre os anos de 2005 e 2015(Re)conhecendo o estresse no trabalho: uma visão crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

BECKER, Ana Paula Sesti  e  ROCHA, Natália Lorenzetti da. Ações de promoção à saúde em sala de espera: contribuições da psicologia. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 37-50. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120104.

Este artigo descreve um relato de experiência desenvolvido em grupos de sala de espera na Rede Feminina de Combate ao Câncer. O trabalho do psicólogo nas instituições de saúde, e nas salas de espera, possibilita a efetividade da promoção e educação em saúde, sendo assim, o objetivo é apresentar o relato dessa experiência, com vistas à relevância de trabalhos em instituições que priorizam a compreensão integral de saúde e a reflexão de intervenções nesses contextos. Utilizou-se técnicas de dinâmicas de grupo e, posteriormente, prosseguiu-se ao registro do diário de campo. Constata-se que a intervenção realizada possibilitou um espaço de acolhimento e de troca de vivências sobre práticas de saúde. A intervenção com grupos em sala de espera contribuiu à reflexão acerca dos significados e modos de cuidado, para o exercício profissional da Psicologia e para a melhor qualidade dos serviços prestados nas iniciativas em políticas públicas.

Palavras-chave : Psicologia da Saúde; Sala de espera; Promoção à saúde; Educação em saúde; Grupos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License