12 1Ações de promoção à saúde em sala de espera: contribuições da psicologia"Como se produz um homossexual?: : a origem da homossexualidade na percepção de indivíduos que alegaram ter mudado de identidade sexual 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

SILVA, Gabriel de Nascimento e. (Re)conhecendo o estresse no trabalho: uma visão crítica. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2019, 12, 1, pp. 51-61. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120105.

Atualmente o contexto de trabalho é marcado pelo mal-estar experienciado pelos trabalhadores gerado pela lógica de produção capitalista. O ambiente laboral tornou-se um lugar adoecedor. Observamos, no Brasil, que os transtornos mentais e do comportamento são a terceira maior causa de afastamento do trabalho. Todavia, no tocante à legislação trabalhista, pouca atenção foi dada à saúde mental do trabalhador. Essa contradição favorece o aparecimento de conceitos recorrentes como estresse ocupacional e síndrome de burnout, alvos deste estudo. Dentre as diversas perspectivas teóricas que analisam o tema, parte-se, neste ensaio, de uma visão crítica, considerando o fenômeno como resultante de um processo social, histórico, econômico e político atual das organizações e do trabalho. A partir do exposto, considera-se o estresse ocupacional uma condição adoecedora socialmente produzida, não devendo, portanto, ser reduzida a uma abordagem superficial centrada no indivíduo e/ou nas organizações.

: Estresse ocupacional; Saúde mental do trabalhador; Síndrome de burnout; Capitalismo.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License