SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1(Re)conhecendo o estresse no trabalho: uma visão críticaComponentes psíquicos das ideologias no mundo administrado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SILVA, Odacyr Roberth Moura da  e  MENANDRO, Maria Cristina Smith. "Como se produz um homossexual?: : a origem da homossexualidade na percepção de indivíduos que alegaram ter mudado de identidade sexual. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 62-78. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120106.

Este artigo analisa as representações sociais sobre a origem da homossexualidade apresentadas por homens que alegaram ter mudado de identidade sexual. Trata-se de um estudo exploratório, de corte transversal, de abordagem qualitativa. Foram entrevistados quatro homens maiores de 18 anos. O instrumento teve por base um roteiro semiestruturado de entrevista. Os dados foram sistematizados a partir de uma análise de conteúdo temática, revelando quatro categorias: 1. Estrutura familiar deficiente. 2. Abuso sexual na infância. 3. Experiências homossexuais prazerosas. 4. Ação de entidades espirituais. Todos os discursos procuraram justificar/deslegitimar a homossexualidade argumentando que ela é antinatural/causada exclusivamente por fatores ambientais. Além da apropriação de elementos de teorias psicanalíticas e psicológicas, percebeu-se uma forte ancoragem em valores religiosos sobre a homossexualidade. Acredita-se que a busca pela legitimação desse discurso pode pretender justificar as tomadas de posição e os comportamentos relativos à decisão de mudar de orientação sexual.

Palavras-chave : Homossexualidade; Ex-gay; Representações sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License