SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1"Como se produz um homossexual?: : a origem da homossexualidade na percepção de indivíduos que alegaram ter mudado de identidade sexualDa avaliação à psicoterapia em um serviço-escola de psicologia: uma interlocução entre práticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

CROCHIK, José Leon et al. Componentes psíquicos das ideologias no mundo administrado. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 79-95. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120107.

O objetivo deste texto é estudar a relação entre ideologia da racionalidade tecnológica e características narcísicas e/ou sadomasoquistas de personalidade, de acordo com o referencial da Escola de Frankfurt. Foram apresentados resultados de pesquisas realizadas, em nosso meio, com universitários, aos quais foram aplicadas três escalas: uma para detectar traços de personalidade sadomasoquista; outra, para avaliar traços de personalidade narcisista e a Escala da Ideologia da Racionalidade Tecnológica. Pode-se constatar que a ideologia da racionalidade tecnológica apresenta relação maior com a personalidade autoritária do que com a personalidade narcisista, embora também aqui haja associação significativa. Conclui-se também que há mais de um tipo de ideologia e configurações psíquicas na atualidade, e que essas variáveis são relacionadas, indicando que há motivação psíquica subjacente à adesão às ideologias, tal como já indicou o estudo sobre a personalidade autoritária.

Palabras clave : Personalidade sadomasoquista; Personalidade narcisista; Ideologia da racionalidade tecnológica; Teoria Crítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License