SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Da avaliação à psicoterapia em um serviço-escola de psicologia: uma interlocução entre práticasDesafios da atuação do psicólogo em centros de referência da assistência social (Cras) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

MASCOTTI, Thais De Souza; BARBOSA, Milena de Lima; MOZELA, Larissa de Oliveira  e  CAMPOS, Érico Bruno Viana. Estudos brasileiros em intervenção com indivíduos com transtorno do espectro autista: revisão sistemática. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 107-124. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120109.

Revisões sobre programas de intervenção com indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são necessárias para o conhecimento do que vem sendo ensinado e divulgado no contexto científico, para que futuras pesquisas possam replicar e estender o que já existe na literatura, como também para possibilitar o estudo de procedimentos que incidam sobre novos comportamentos alvos de ensino. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão sistemática de artigos brasileiros de intervenções com indivíduos com TEA. Para tanto, foi pesquisado em três bases de dados, Lilacs, IndexPsi e SciELO, as palavras-chave "autismo", "Transtorno do Espectro Autista", "transtorno global do desenvolvimento", "ensino" e "intervenção". Foram encontrados quatro artigos de caráter experimental que visaram ao ensino de comportamento verbal, com poucos participantes, predominantemente do sexo masculino, com idade entre cinco e 11 anos, mostrando que há necessidade de mais pesquisas no Brasil que visem à realização de intervenções com essa população.

Palavras-chave : Transtorno do Espectro Autista; Ensino; Intervenção; Revisão sistemática de literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License