SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Brazilian studies in intervention with individuals with autism spectrum disorder (ASD): systematic reviewFamily functioning and social support network: families with children with down syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

SCOTT, Juliano Beck et al. Desafios da atuação do psicólogo em centros de referência da assistência social (Cras). Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 125-141. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120110.

A atuação do psicólogo no campo da Assistência Social constitui um importante elemento para a discussão da atuação desse profissional nas políticas sociais no Brasil. O presente estudo objetivou compreender a atuação e os desafios enfrentados por psicólogos inseridos nos Cras de uma cidade do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório que contou com a participação dos cinco psicólogos que atuavam nos Cras da cidade. O procedimento para coleta de informações foi a entrevista semiestruturada. Com a análise de conteúdo, identificou-se que os participantes descreveram sua atuação como vinculada principalmente a atividades grupais, atendimento psicossocial e visitas domiciliares. Os desafios mostraram-se presentes no cotidiano de trabalho, envolvendo a formação profissional, alta rotatividade dos psicólogos, problemas de estrutura física, escassez de recursos materiais e pessoais e baixo investimento do Poder Público.

Keywords : Atuação do psicólogo; Serviços sociais; Condições de trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License