SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Desafios da atuação do psicólogo em centros de referência da assistência social (Cras)Dinheiro e conjugalidade: posicionamentos e estratégias conjugais para resolução de dilemas financeiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

ROOKE, Mayse Itagiba; PEREIRA-SILVA, Nara Liana; CROLMAN, Sarah de Rezende  e  ALMEIDA, Bruna Rocha. Funcionamento familiar e rede social de apoio: famílias com crianças com síndrome de down. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 142-158. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120111.

Este estudo objetiva descrever o funcionamento da família e identificar as redes sociais de apoio percebidas pelos genitores de crianças com Síndrome de Down (SD). Foram participantes 36 famílias, cujos responsáveis responderam, em visita familiar, ao Questionário de Caracterização do Sistema Familiar. Os resultados mostraram que a mãe é a principal responsável pelas tarefas domésticas e pelos cuidados da criança com SD. As famílias realizam diferentes atividades de lazer: visita a parentes, passeio a locais públicos, além de frequentar, semanalmente, cultos/missas. Os principais componentes da rede social de apoio familiar são os filhos com desenvolvimento típico, o cônjuge, tias e avós maternas, enquanto a rede social não familiar é composta, principalmente, por amigos, escola, médicos, fonoaudiólogos e professores. Os resultados apontam a necessidade de implementação de programas de intervenção dirigidos às famílias. Assim, espera-se que pesquisadores e profissionais realizem intervenções com essas famílias, proporcionando mais apoio social.

Palavras-chave : Família; Síndrome de Down; Apoio social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License