SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Funcionamento familiar e rede social de apoio: famílias com crianças com síndrome de downDa aula aberta à universidade aberta: reflexões sobre saúde mental, arte & território índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

CENCI, Claudia Mara Bosetto  e  HABIGZANG, Luísa Fernanda. Dinheiro e conjugalidade: posicionamentos e estratégias conjugais para resolução de dilemas financeiros. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 159-174. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120112.

Objetivo. Este artigo toma por base um estudo empírico, com delineamento qualitativo, e busca compreender os posicionamentos e estratégias dos casais para a resolução de dilemas financeiros. Método. Participaram 12 indivíduos casados que apresentaram os níveis mais altos e os mais baixos na escala de ajustamento diádico. Essa seleção dos participantes ocorreu a partir de uma pesquisa anterior que avaliou 246 indivíduos casados para investigar relações entre significado e manejo do dinheiro, e ajustamento diádico e conflito conjugal. A análise foi realizada a partir de análise do conteúdo. Resultados. Os posicionamentos e as estratégias utilizadas pelos casais participantes reproduzem padrões financeiros aprendidos com suas famílias de origem, além de concordarem que o diálogo deveria ser a principal estratégia utilizada para a resolução dos conflitos financeiros. Conclusão. O diálogo sobre finanças pode oportunizar aproximação afetiva entre os cônjuges e maior empatia para compreender dificuldades oriundas do ciclo de vida conjugal.

Palavras-chave : Casamento; Relações conjugais; Finanças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License