12 1Dinheiro e conjugalidade: posicionamentos e estratégias conjugais para resolução de dilemas financeiros 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

IMBRIZI, Jaquelina Maria; MOREIRA, Maria Inês Badarô    KINKER, Fernando Sfair. Da aula aberta à universidade aberta: reflexões sobre saúde mental, arte & território. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2019, 12, 1, pp.175-189. ISSN 1983-8220.  https://doi.org/10.36298/gerais2019120113.

A proposta deste artigo é refletir teoricamente sobre o uso não convencional do espaço da universidade para uma atividade denominada Aula Aberta em Saúde Mental. Para isso, apresentamos o histórico desta atividade e analisamos o evento que ocorreu em 2015. Nesta análise, visamos refletir sobre as relações entre cuidado em saúde, arte e território. Assim, pudemos avançar nas seguintes compreensões: 1. A arte pode ser disparadora de questões dirigidas ao sujeito. 2. A arte é política enquanto interfere nos espaços de coexistência na cidade. 3. A arte é manifestação cultural que possibilita a formação de sujeitos mais abertos aos diversos modos de vida. 4. A arte pode ser participação que convida o sujeito a profanar o sagrado. 5. A arte pode ser artifício que rompe com espaços hierarquizados. 6. A arte é terreno fértil para a produção de novos sentidos para o sofrimento psíquico.

: Saúde mental; Arte e território; Ensino.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License