SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Dinheiro e conjugalidade: posicionamentos e estratégias conjugais para resolução de dilemas financeiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

IMBRIZI, Jaquelina Maria; MOREIRA, Maria Inês Badarô  e  KINKER, Fernando Sfair. Da aula aberta à universidade aberta: reflexões sobre saúde mental, arte & território. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.1, pp. 175-189. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120113.

A proposta deste artigo é refletir teoricamente sobre o uso não convencional do espaço da universidade para uma atividade denominada Aula Aberta em Saúde Mental. Para isso, apresentamos o histórico desta atividade e analisamos o evento que ocorreu em 2015. Nesta análise, visamos refletir sobre as relações entre cuidado em saúde, arte e território. Assim, pudemos avançar nas seguintes compreensões: 1. A arte pode ser disparadora de questões dirigidas ao sujeito. 2. A arte é política enquanto interfere nos espaços de coexistência na cidade. 3. A arte é manifestação cultural que possibilita a formação de sujeitos mais abertos aos diversos modos de vida. 4. A arte pode ser participação que convida o sujeito a profanar o sagrado. 5. A arte pode ser artifício que rompe com espaços hierarquizados. 6. A arte é terreno fértil para a produção de novos sentidos para o sofrimento psíquico.

Palavras-chave : Saúde mental; Arte e território; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License