SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A inserção do Conselho Tutelar na prática da intersetorialidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

BALTAR, Juliana Gomes da Cunha  e  GARCIA, Agnaldo. Pessoas em situação de rua e seus cães: fragmentos de união em histórias de fragmentação. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 191-209. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120202.

Buscou-se, neste trabalho, investigar e compreender particularidades dos relacionamentos humano-canino em pessoas em situação de rua. Doze pessoas em situação de rua da região da Grande Vitória participaram de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado. O material coletado foi analisado qualitativamente e dividido em três temas centrais. Dos resultados obtidos, destacam-se a visão da segurança pública sobre a população de rua, complicações para o acolhimento institucional e aspectos peculiares do laço afetivo homem-cão para a população estudada. Propõe-se atenção especial às políticas públicas que regulamentam acompanhamento de animais em instituições de abrigo ou serviços semelhantes. Ainda que o arcabouço conceitual para lidar com comportamentos sociais de animais seja distinto do utilizado para a compreensão de relações humanas, a lacuna pode ser parcialmente resolvida mediante aproximação dos conhecimentos do comportamento animal e de estudos de Psicologia Social. Assim, um dos referenciais são os estudos de Hinde, autor de destaque na área do Relacionamento Interpessoal.

Palavras-chave : Relacionamento homem-cão; Situação de rua; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License