SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Produção da subjetividade na Era da TécnicaVivência do tédio em jovens: uma análise sobre os modos de subjetivação contemporâneos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

OLIVEIRA, Janderson Carneiro de  e  BERTONI, Luci Mara. Memória coletiva e teoria das representações sociais: confluências teórico-conceituais. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 244-262. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120205.

Este artigo objetiva apresentar os principais aspectos teóricos e conceituais de duas teorias: Memória Coletiva, termo cunhado por Maurice Halbwachs (1877-1945) e a Teoria das Representações Sociais, pensada pelo psicólogo Serge Moscovici (1928-2014), bem como de que maneira esses dois campos se confluem, tendo em vista a influência sociológica de Émile Durkheim (1858-1917). Esse estudo reúne elementos teórico-conceituais do pensamento durkheimiano, que pode ampliar a discussão acerca das articulações entre as duas perspectivas teóricas apresentadas. Sob esse enfoque epistemológico, a discussão entre Memória Coletiva e Teoria das Representações Sociais tem sido pouco enfatizada nas produções científicas que se propuseram a concatenar as duas teorias, o que imprime originalidade ao presente trabalho. É perceptível uma relação de similaridade entre o processo de ancoragem moscoviciano com os quadros sociais da memória, sendo que ambos dependem de processos relacionais para construção social das práticas cotidianas e da capacidade de teorização da realidade social.

Palavras-chave : Representações Sociais; Memória Coletiva; Quadro Sociais da Memória; Ancoragem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License