SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Collective memory and social representations theory: a theoretical-conceptual confluenceMental health, culture and art: discussing the social reinsertion of users of the psychosocial care network author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

GOMES, Ágatha Aila Amábili de Meneses  and  TEIXEIRA, Selena Mesquita de Oliveira. Vivência do tédio em jovens: uma análise sobre os modos de subjetivação contemporâneos. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 263-281. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120206.

O estudo teve como objetivo analisar os modos de subjetivação contemporâneos e sua relação com o tédio vivido por jovens. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que realizou entrevista semiestruturada e o Teste de Associação Livre de Palavras com 15 estudantes universitários. Os resultados foram analisados com o apoio do software Iramuteq e a análise de conteúdo, em que se pode perceber uma urgência para que o tempo passe mais depressa, sendo o tempo livre interpretado como algo tedioso e sinônimo de inutilidade. Em face desse tempo, os jovens buscam preenchê-lo, em uma tentativa de fugir dos possíveis pensamentos advindos com esse tempo, entretanto, tais ocupações carecem de uma significação maior. A principal alternativa utilizada para ocupar esse tempo é o uso de recursos tecnológicos, sobretudo o celular, porém, seu uso exacerbado traz repercussões na maneira de ser desses jovens e na sua relação com o outro. O tédio surge, assim, não como um sintoma individual, mas um sintoma sociopsicológico, que denuncia um jeito de ser pós-moderno. Ao olhar para esse jovem contemporâneo, entende-se que a Psicologia deve ter consciência do contexto em que essas subjetividades são constituídas e do possível sofrimento psíquico advindo desses novos tempos.

Keywords : Contemporaneidade; Tédio; Universitários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License