12 2Vivência do tédio em jovens: uma análise sobre os modos de subjetivação contemporâneosEntre a paragem e o trânsito: Atenção Psicossocial para a errância e o nomadismo 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

AMORIM, Ana Karenina de Melo Arraes    SEVERO, Ana Kalliny de Sousa. SAúde mental, cultura e arte: discutindo a reinserção social de usuários da rede de atenção psicossocial. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2019, 12, 2, pp. 282-299. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120207.

Este estudo objetivou investigar a reinserção social de usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) a partir da participação em iniciativas culturais e artísticas existentes numa capital do nordeste brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em duas etapas: uma de caráter exploratório descritivo na qual, por meio de entrevistas semiestruturadas, mapeamos as formas de participação dos usuários em iniciativas culturais e artísticas; e uma segunda etapa etnográfica, na qual acompanhamos os usuários que afirmaram participar de atividades artístico-culturais nas iniciativas por eles citadas. Discutem-se os dados em eixos temáticos construídos coletivamente com profissionais e usuários da Raps, de modo a produzir um espaço coletivo de reflexão e ações de desinstitucionalização. Defende-se a criação de espaços de convivência e trabalho com iniciativas artísticas e expressivas, bem como qualificação da Raps de modo a incluir estratégias intersetoriais de reinserção social e de territorialização do cuidado nos projetos terapêuticos e institucionais.

: Saúde Mental; Cultura; Reabilitação Psicossocial.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License