SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2SAúde mental, cultura e arte: discutindo a reinserção social de usuários da rede de atenção psicossocialLuce Irigaray e a Psicanálise: uma crítica feminista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

FREITAS, Cledione Jacinto de  y  JUSTO, José Sterza. Entre a paragem e o trânsito: Atenção Psicossocial para a errância e o nomadismo. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 300-318. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120208.

O mundo atual produz mobilidades geográficas e psicossociais diversas. Dentre elas encontram-se aquelas realizadas por andarilhos e pessoas em situação de rua, que vivem em trânsito constante pelas rodovias ou habitam espaços abertos e públicos da cidade. O objetivo deste artigo é examinar e discutir políticas públicas e práticas na área da saúde mental coletiva e seus posicionamentos em relação às formas de vida nômades e errantes. Para tanto, foram analisados e comparados princípios e estratégias dos serviços públicos de saúde com o modo de vida de andarilhos e pessoas em situação de rua. Como principal conclusão, foi possível constatar que os serviços de atenção em saúde mental pública enfrentam dificuldades e obstáculos para acolher e contemplar as demandas dessas pessoas porque se orientam por estratégias e serviços calcados na perspectiva da territorialização e da vida sedentária situada em espaços geográficos e psicossociais fixos e estáveis.

Palabras clave : Atenção Psicossocial; Errância; Nomadismo; Políticas públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License