SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Entre a paragem e o trânsito: Atenção Psicossocial para a errância e o nomadismoEducação permanente em saúde e desenvolvimento adulto: a experiência das oficinas fotográficas de sensibilização do olhar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

COSSI, Rafael Kalaf. Luce Irigaray e a Psicanálise: uma crítica feminista. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 319-337. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120209.

Este trabalho visa expor o debate que Luce Irigaray trava com a Psicanálise. Inicialmente, contextualiza sua obra no universo feminista. Irigaray compõe a vertente francesa que, nos anos 1970, dava destaque especial à linguagem. A autora defende que os desenvolvimentos freudianos referentes ao complexo de Édipo tomam o patriarcado como base e se edificam aos moldes falogocêntricos, a ser ratificado pela tendência estruturalista que fundamenta os preceitos do simbólico de Lacan - nessa conjuntura, a mulher não tem representação própria, sendo acomodada aos parâmetros masculinos que a inferiorizam. Como forma de reverter tal cenário, Irigaray propõe estratégias como a reconfiguração da relação mãe-filha e intervenções na linguagem, o que permitiria a fundação de uma escrita transgressiva a inscrever discursivamente o gozo feminino não refreável pelas balizas fálicas.

Palavras-chave : Irigaray; Feminismo; Psicanálise; Linguagem; Gozo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License