SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Luce Irigaray e a Psicanálise: uma crítica feministaO fenômeno psicossomático na neurose obsessiva em ambulatório hospitalar: um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

SOUZA, Caroline Zamboni de; ANTON, Leandro Artur  y  OLIVEIRA, Maria Claudia Santos Lopes de. Educação permanente em saúde e desenvolvimento adulto: a experiência das oficinas fotográficas de sensibilização do olhar. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 338-355. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120210.

Este artigo apresenta e analisa uma iniciativa de formação no trabalho desenvolvida como parte da produção de um livro sobre experiências de Educação Permanente em Saúde (EPS) do Sistema Único de Saúde, na qual os dois primeiros autores atuaram com equipe de facilitadores. A Oficina Fotográfica de Sensibilização do Olhar foi realizada em três diferentes localidades brasileiras. A oficina utilizou como principal recurso metodológico artefatos fotográficos rudimentares e, como método, os percursos fotográficos no território de atuação dos profissionais. A produção de narrativas imagéticas também contou com vivências de sensibilização de outros sentidos além da visão - como a vivência do silêncio e do uso das habilidades táteis. A produção de narrativas sobre o trabalho em saúde tornou possível o estranhamento do cotidiano laboral favorecendo, desse modo, o desenvolvimento humano dos participantes e o reconhecimento do valor das estratégias de EPS que partem da realidade de cada Lugar.

Palabras clave : Fotografia; Educação Permanente em Saúde; Desenvolvimento humano; Geografia; Territorialidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License