SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2O fenômeno psicossomático na neurose obsessiva em ambulatório hospitalar: um estudo de casoAdulto autor de violência sexual: estudo exploratório de avaliação de risco de reincidência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

GALINDO, Wedna Cristina Marinho; SOUSA, Tamires Brandão de Siqueira e  y  TAMMAN, Bianca Falcão. Modalidades de atendimento à população por serviços-escola de Psicologia: panorama das publicações. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 371-388. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120212.

O artigo toma como objeto de estudo as modalidades disponibilizadas de atendimento à população por serviços-escola de Psicologia. Parte do pressuposto de que a formação e a atuação em Psicologia têm sido perpassadas por significativas mudanças no contexto sócio-histórico-político do Brasil. Das clássicas áreas educação, saúde e trabalho, a Psicologia passa a responder demandas de distintos campos da vida da população. Trata-se de estudo descritivo, quantitativo-qualitativo, constituído de levantamento bibliográfico da produção científica (2011 a 2015) sobre o tema. Vinte e quatro artigos foram identificados na pesquisa e sistematizados em três blocos de conteúdo: atividades educacionais, de autoavaliação e clínicas. As publicações versam prioritariamente sobre atividades educacionais e clínicas, sendo estas as que reúnem maior quantidade de artigos. Devido à tarefa dirigida à Psicologia de responder a demandas com as quais historicamente não se envolveu, pelo menos de forma hegemônica, é indispensável problematizar o Serviço-escola em sua função pedagógica, ético-política e social.

Palabras clave : Clínicas-escola; Formação do psicólogo; Processos psicoterapêuticos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License