SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Types of services available to the population by Psychology Training Clinics: a comprehensive view of publications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

FONSECA, Matheus de Costa Farage; SETUBAL, Cássio Bravin  and  COSTA, Liana Fortunato. Adulto autor de violência sexual: estudo exploratório de avaliação de risco de reincidência. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 389-409. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120213.

O presente texto trata de uma pesquisa qualitativa realizada no contexto de um programa de atendimento psicossocial grupal ao autor adulto de violência sexual. O objeto está centrado no estudo exploratório da avaliação de risco de reincidência do ato violento por meio da aplicação de um instrumento atuarial complementar ao instrumento da entrevista. O método de pesquisa foi a análise documental. O instrumento SVR-2.0 é um checklist composto por 20 questões relacionadas aos fatores de risco para a prática de violência sexual ou de sua reincidência e é preenchido pelos profissionais responsáveis pelos atendimentos ao autor de violência. A avaliação de risco de reincidência do comportamento violento sexual no exemplo estudado foi considerada como alto. Apontam-se ainda os cuidados e as limitações no uso do checklist devido à condição de pouca experiência do uso desse instrumento no país.

Keywords : Ofensor sexual; Reincidência; Abuso da criança; Estupro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License