SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Individualização em Gêmeos: uma Revisão IntegrativaConsumo de Pornografia e Relacionamento Amoroso: uma Revisão Sistemática do Período 2006-2015 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SBICIGO, Juliana Burges; JANCZURA, Gerson Américo  e  DE SALLES, Jerusa Fumagalli. Efeitos da Atenção Dividida no Priming de Repetição. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 1-16. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2020130102.

O presente artigo tem por objetivo investigar possíveis efeitos da atenção dividida no priming de repetição a partir de uma revisão seletiva da literatura. Foram selecionados estudos realizados com testes de priming perceptual e/ou conceitual, nos quais a divisão da atenção foi realizada na fase de codificação ou de recuperação. Em geral, as evidências indicaram que o priming, tanto o perceptual quanto o conceitual, foi afetado pela atenção dividida na codificação quando a tarefa secundária (ou distratora) foi mais demandante de atenção, exigindo resposta frequente e apresentada sincrônica ao estímulo alvo. Poucos estudos foram realizados na recuperação e eles indicaram imunidade do priming perceptual e conceitual à atenção dividida. Conclui-se que os processos de memória implícita podem exigir recursos atencionais na codificação. Implicações teóricas dos resultados são discutidas.

Palavras-chave : Memória implícita; Atenção; Codificação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License