SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Consumo de Pornografia e Relacionamento Amoroso: uma Revisão Sistemática do Período 2006-2015Assédio Moral no Trabalho: uma Revisão de Publicações Brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

WERNECK-SOUZA, Juliana; FERREIRA, Mário César  e  SOARES, Kelma Jaqueline. Panorama da Produção Brasileira sobre Inserção de Pessoas com Deficiência no Trabalho: Desafios à Efetiva Inclusão. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 1-20. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2020130104.

Passados 25 da "lei de cotas" para Pessoas com Deficiência (PcD) nas empresas brasileiras com mais de 100 funcionários, o que se sabe sobre a inserção desse grupo no mercado de trabalho? Realizou-se estudo de caráter bibliométrico a fim de formar um panorama da publicação empírica brasileira entre 2005 e 2016, por meio da busca em bases de dados com os marcadores "deficiência" e "trabalho". Avaliando amostra de 115 artigos empíricos, verifica-se que, apesar de crescente, a produção sobre o tema ainda é incipiente e concentrada em alguns centros urbanos; que coexistem concepções diferenciadas sobre deficiência, que impactam nas relações sociais e nas práticas organizacionais, ainda imaturas e distanciadas de um patamar efetivamente inclusivo. Observa-se um quadro profissional e socioeconômico desvantajoso das PcD, em relação às pessoas sem deficiência (PsD). Por fim propõem-se sugestões para uma agenda de pesquisa na área.

Palavras-chave : Deficiência; Mercado de trabalho; Inclusão; Pessoas com deficiência; Revisão bibliométrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License