SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Panorama da Produção Brasileira sobre Inserção de Pessoas com Deficiência no Trabalho: Desafios à Efetiva Inclusão"A Gente Fica Doente Também": Percepção do Cuidador Familiar sobre o seu Adoecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

GONCALVES, Júlia; SCHWEITZER, Lucas  e  TOLFO, Suzana de Rosa. Assédio Moral no Trabalho: uma Revisão de Publicações Brasileiras. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 1-18. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2020130105.

As mudanças contemporâneas ocorridas no mundo do trabalho impuseram maiores exigências aos trabalhadores e, por vezes, mostraram-se propiciadoras de diferentes violências, tais como o assédio moral no trabalho (AMT). Objetivou-se compreender como esse fenômeno vem sendo investigado por pesquisadores brasileiros. Foi realizada uma revisão de literatura de publicações indexadas nas bases de dados SciELO, PePSIC e Index-psi-periódicos. Analisou-se as características da produção científica, os procedimentos metodológicos e os objetivos e resultados dos artigos. Nos resultados destaca-se a atualidade das pesquisas e intervenções, a diversidade de objetivos e contextos investigados, bem como a necessidade de mais pesquisas que considerem a dimensão subjetiva, as características da organização, da equipe de trabalho e da sociedade para compreender o fenômeno de forma complexa. Por fim, evidencia-se a necessidade de uma visão sistêmica e de conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o combate ao AMT.

Palavras-chave : Assédio moral; Trabalho; Violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License