SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Workplace Harassment: a Review of Brazilian PublicationsWork as Alternative Sentencing: Analysis of a Project for Court-Ordered Community Service author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

AHNERTH, Neli Machado de Souza et al. "A Gente Fica Doente Também": Percepção do Cuidador Familiar sobre o seu Adoecimento. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 1-20. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2020130106.

O objetivo com este estudo foi compreender a percepção de 20 cuidadores sobre o processo de seu adoecimento quando em cuidado de um familiar em sofrimento mental. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. As informações foram analisadas seguindo as orientações da Análise de Conteúdo e interpretadas sob a perspectiva sócio-histórica. Os depoimentos mostraram que a percepção do cuidador sobre o seu adoecimento está atrelada à falta de apoio da família no cuidado e à abdicação da vida social e profissional após assumir a responsabilidade de cuidar do familiar em tratamento. O cuidador compreende, ainda, o cuidado como predestinação ou obrigação a ser cumprida. Evidencia-se a importância de uma relação colaborativa entre os serviços de saúde mental e a família como estratégia de apoio ao cuidador principal a fim de prevenir o seu adoecimento.

Keywords : Cuidador familiar; Sofrimento mental; Saúde mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License