SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1"A Gente Fica Doente Também": Percepção do Cuidador Familiar sobre o seu AdoecimentoEducação Permanente em Saúde para Agentes Comunitários: um Projeto de Promoção de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

CORREIA JUNIOR, Onair Zorzal  e  BARROS, Vanessa Andrade de. O Trabalho como Pena Alternativa: Análise de um Projeto para Cumpridores de Prestação de Serviço à Comunidade. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 1-18. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2020130107.

Este artigo, realizado com base em um estudo empreendido com cumpridores de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) - modalidade de pena alternativa à prisão -, tem como objetivo investigar o sentido por eles atribuído a esse trabalho, identificado como penalidade. Os referenciais teórico-metodológico selecionados para a pesquisa foram a Psicossociologia do Trabalho e a Ergologia, acionados com a função de acompanhar um grupo de nove cumpridores de PSC em atividades desempenhadas em uma instituição na cidade de Santana do Paraíso, Minas Gerais. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, concluiu-se que as atividades desempenhadas possibilitaram aos sujeitos a ressignificação da experiência de penalização e a construção de outras zonas de sentido para o trabalho. Emergiram ressalvas ao discurso de valorização da PSC, mediante o questionamento da penalização como garantia da não reincidência criminal. Dessa forma, sugere-se pensar em atividades de trabalho que estimulem amplamente a participação social e a valorização subjetiva.

Palavras-chave : Prestação de serviço à comunidade; Alternativas penais; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License