SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Work as Alternative Sentencing: Analysis of a Project for Court-Ordered Community ServiceViolence between Intimate Partners and its Implications for Women's Health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

SECCO, Ana Caroline et al. Educação Permanente em Saúde para Agentes Comunitários: um Projeto de Promoção de Saúde. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 1-17. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2020130108.

Este trabalho objetiva relatar a experiência de um trabalho de educação permanente em saúde realizado com Agentes Comunitários de Saúde (ACS). As ações são realizadas por meio de um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Psicologia de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. O trabalho vem sendo desenvolvido desde 2013, com periodicidade mensal e conta com a participação dos ACS de uma Unidade Básica, localizada na região norte de um município do Rio Grande do Sul. A proposta tem possibilitado a troca de informações e experiências, por meio da reflexão e problematização, tanto do saber científico quanto da prática profissional. Além disso, pode-se constatar que os encontros têm o potencial de aliviar angústias e promover saúde aos ACS, além de ampliar as possibilidades de compreensão das problemáticas vivenciadas, buscando estratégias para lidar com elas. Destaca-se, ainda, a importância da integração entre a Universidade, a Unidade de Saúde e os ACS.

Keywords : Serviços de saúde pública; Promoção da saúde; Educação permanente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License