SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Continuing Education in Health with Community Workers: a Project of Health PromotionRepression in Methodical Doubt: Unconscious Motions and their Respective Attenuators in the Methodical Doubt of Descartes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

LOURENCO, Lélio Moura  and  COSTA, Dayane Pereira. Violência entre Parceiros Íntimos e as Implicações para a Saúde da Mulher. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 1-18. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2020130109.

A violência entre parceiros íntimos é considerada pelos órgãos governamentais como uma das maiores causas de alterações do estado de saúde das mulheres. O presente trabalho investigou por meio de uma revisão sistemática da literatura as consequências da violência doméstica entre parceiros íntimos para a saúde da mulher. Foram selecionados artigos das seguintes bases de dados: PubMed, PsycInfo, Redalyc, SciELO, Pepsic e Bireme. Os trabalhos foram divididos em duas planilhas, uma para Violência Doméstica e outra para Violência entre Parceiros Íntimos. Após, aplicados os critérios de inclusão e exclusão foram incluídos 13 produtos da tabela de VD e sete da tabela de VPI, totalizando uma amostra de 20 artigos para análise. Os resultados sugerem que existe uma significativa relação entre violência entre parceiros íntimos e agravos à saúde da mulher, especialmente à saúde mental. A partir deste estudo, considera-se imprescindível que intervenções que visem minimizar os agravos sejam desenvolvidas.

Keywords : Violência entre parceiros íntimos; Saúde da mulher; Saúde mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License