13 1Educação Permanente em Saúde para Agentes Comunitários: um Projeto de Promoção de SaúdeRecalcamento na Dúvida Metódica: Moções Inconscientes e seus Respectivos Atenuadores nas Meditações de Descartes 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

LOURENCO, Lélio Moura    COSTA, Dayane Pereira. Violência entre Parceiros Íntimos e as Implicações para a Saúde da Mulher. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2020, 13, 1, pp. 1-18. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2020130109.

A violência entre parceiros íntimos é considerada pelos órgãos governamentais como uma das maiores causas de alterações do estado de saúde das mulheres. O presente trabalho investigou por meio de uma revisão sistemática da literatura as consequências da violência doméstica entre parceiros íntimos para a saúde da mulher. Foram selecionados artigos das seguintes bases de dados: PubMed, PsycInfo, Redalyc, SciELO, Pepsic e Bireme. Os trabalhos foram divididos em duas planilhas, uma para Violência Doméstica e outra para Violência entre Parceiros Íntimos. Após, aplicados os critérios de inclusão e exclusão foram incluídos 13 produtos da tabela de VD e sete da tabela de VPI, totalizando uma amostra de 20 artigos para análise. Os resultados sugerem que existe uma significativa relação entre violência entre parceiros íntimos e agravos à saúde da mulher, especialmente à saúde mental. A partir deste estudo, considera-se imprescindível que intervenções que visem minimizar os agravos sejam desenvolvidas.

: Violência entre parceiros íntimos; Saúde da mulher; Saúde mental.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License