SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Violência entre Parceiros Íntimos e as Implicações para a Saúde da MulherSatisfação Conjugal e Liberdade: Percepções de Sujeitos Casados acerca da Ausência de Filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

CORDEIRO, Felipe; TIMO, Alberto Luiz Rodrigues  e  SILVA, Marcus Vinicius. Recalcamento na Dúvida Metódica: Moções Inconscientes e seus Respectivos Atenuadores nas Meditações de Descartes. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 1-20. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2020130110.

O objetivo do presente artigo é analisar o conteúdo das meditações, presentes no Discurso sobre o Método (1637) e Meditações sobre a Filosofia Primeira (1641), de Renée Descartes, a partir das noções estabelecidas pelo Psicanalista Jean Laplanche sobre Revoluções Copernicanas e recaídas Ptolomaicas. Estendendo o designativo Revolução Copernicana, que Laplanche concede à Psicanálise, em específico, à descoberta de um inconsciente no qual residem disposições profundamente sexuais e de origem alteritária, pretende-se a utilização dessa noção para além do texto freudiano, no qual a teorização de Laplanche está prioritariamente concentrada. Uma vez requalificada, propõe-se a partir dessa perspectiva expor as proximidades do percurso de Descartes em suas meditações e a situação analítica. Esse exercício inclui-se na experiência extramuros, na qual a unidade teórica psicanalítica é colocada em movimento, diante de um objeto que lhe é exterior, renovando a sua vocação revolucionária copernicana fundamental.

Palavras-chave : René Descartes; 1596-1650; Jean Laplanche; 1924-2012; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License