SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Repression in Methodical Doubt: Unconscious Motions and their Respective Attenuators in the Methodical Doubt of DescartesDomestic Violence in the Health Field: Beliefs of Managers of a Micro-region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

BERNARDI, Denise; DANTAS, Cristina Ribeiro  and  FERES-CARNEIRO, Terezinha. Satisfação Conjugal e Liberdade: Percepções de Sujeitos Casados acerca da Ausência de Filhos. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 1-15. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2020130111.

Este estudo tem por objetivo investigar as percepções de sujeitos casados acerca da ausência de filhos na atualidade. Participaram da pesquisa dez sujeitos, cinco homens e cinco mulheres do segmento socioeconômico médio, com idades entre 33 e 37 anos, sem filhos. Os resultados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo. Da análise do material, emergiram seis categorias de análise. Tendo em vista os objetivos do presente trabalho, serão apresentadas e discutidas as categorias: satisfação conjugal de casais sem filhos e sociedade e o projeto de ter filhos. Os resultados apontaram que casais sem filhos têm um nível mais elevado de satisfação no relacionamento conjugal. Apesar de a sociedade atual aceitar com mais naturalidade a opção dos casais de não ter filho, ainda há uma cobrança muito grande acerca desse projeto, visto que a escolha pela não parentalidade interrompe a continuidade geracional.

Keywords : Satisfação conjugal; Casal; Sociedade; Ausência de filhos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License