SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Satisfação Conjugal e Liberdade: Percepções de Sujeitos Casados acerca da Ausência de Filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

LOURENCO, Lelio Moura  e  PAULA JUNIOR, Gerson Vieira de. Violência Doméstica na Agenda da Saúde: Crenças de Gestores de uma Microrregião. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 1-18. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2020130112.

O presente estudo buscou identificar crenças de gestores de saúde sobre violência doméstica. Para tanto, foram entrevistados 16 secretários municipais de saúde e 19 coordenadores municipais da Estratégia Saúde da Família de 18 municípios de uma microrregião da Zona da Mata do estado de Minas Gerais, Brasil. O tratamento dos dados foi feito por meio da análise de conteúdo. Os entrevistados apontaram um conjunto de fatores pessoais, familiares e sociais como geradores de violência doméstica. No entanto, as intervenções são pontuais e os resultados assinalam a presença do modelo biomédico permeando o setor de saúde. As dificuldades para intervenção mais ressaltadas foram: vítimas não relatam a violência, pouca participação da comunidade, recurso financeiro insuficiente, pouca articulação intersetorial e ausência de política específica.

Palavras-chave : Crenças; Gestão em saúde; Violência doméstica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License