SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2"Eu não Sou Homem Mais!: ": Masculinidades e Experiências de Adoecimento por Câncer da PróstataOs Sentidos do Sindicalismo na Veja: o Período da Globalização e Neoliberalismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

GOMES, Aline Rodrigues  e  BRAZ-AQUINO, Fabiola de Sousa. Formação em Psicologia Escolar: um Estudo de Levantamento em Universidades Públicas do Nordeste. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 1-18. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e14673.

Este artigo apresenta um panorama da formação em Psicologia Escolar Educacional no Brasil depois da implementação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia. Partiu-se do estudo de Projetos Políticos Pedagógicos, seus respectivos planos de curso e ementas das disciplinas relacionadas à Psicologia Escolar, de sete Universidades Federais do Nordeste. Os resultados foram organizados em três eixos: Ênfase de formação; Disciplinas referentes à Psicologia Escolar; Referenciais utilizados nas disciplinas, os quais foram discutidos à luz de pesquisas no âmbito da Psicologia Escolar. Verificou-se que as Universidades reestruturaram seus Projetos Políticos Pedagógicos observando e respeitando as exigências propostas pelas citadas Diretrizes. Os resultados suscitaram questionamentos acerca da formação em Psicologia Escolar que vem sendo ofertada nos cursos de graduação em Psicologia, especificamente no que se refere ao desenvolvimento e consolidação de uma formação que garanta uma atuação crítica e condizente com as atuais demandas do contexto educacional brasileiro.

Palavras-chave : Psicologia escolar; Formação e atuação profissional; Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License