SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Os Sentidos do Sindicalismo na Veja: o Período da Globalização e NeoliberalismoSurdez e Preconceito: uma Análise a partir da Percepção dos Pais de Surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

BESSA, Fernanda Borges; BANDEIRA, Marina; POLLO, Tatiana Cury  e  OLIVEIRA, Daniela Carine Ramires de. Sobrecarga e sintomatologia depressiva em familiares cuidadores de pessoas dependentes de álcool e outras drogas. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 1-19. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e14705.

Este estudo avaliou a sobrecarga subjetiva e a sintomatologia depressiva de familiares cuidadores de pessoas com dependência de álcool e outras drogas. Foram entrevistados 50 familiares de pacientes de uma instituição filantrópica de tratamento para abuso de substâncias psicoativas. Utilizou-se a escala de avaliação da sobrecarga Burden Interview, o Inventário de Depressão de Beck e um questionário sociodemográfico e clínico. A maioria dos familiares apresentou sobrecarga entre leve a moderada e grave, e aproximadamente metade apresentou sintomatologia depressiva entre leve e grave. Os preditores da sintomatologia depressiva, identificados pela análise de regressão linear múltipla, foram: em primeiro lugar, o grau de sobrecarga e, em seguida, as variáveis: baixa renda, não viver com um companheiro, avaliação negativa do relacionamento com o paciente e maior número de comportamentos problemáticos do paciente. Esses resultados indicam a necessidade de os serviços desenvolverem intervenções psicossociais que diminuam o grau de sobrecarga dos familiares cuidadores e melhorem o relacionamento com os pacientes, de forma a prevenir o desenvolvimento de uma sintomatologia depressiva.

Palavras-chave : Cuidadores familiares; Sobrecarga; Depressão; Dependência de substâncias psicoativas; Avaliação de serviços.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License