SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Deafness and Prejudice: an Analysis from the Perception of Parents of the Deaf peoplePsychologist's Practices in Integral Management of Risks and Disasters: A Systematic Literature Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

FONSECA, Luciana Kelly da Silva; SANTOS, José Victor De Oliveira; ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de  and  SAMPAIO, Alice Vitória Freire Cordeiro. Análise da estigmatização no contexto do HIV/AIDS: Concepções de Pessoas que Vivem com HIV/AIDS. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 1-15. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e14757.

A presente pesquisa buscou identificar as concepções acerca do estigma social entre pessoas vivendo com o HIV/AIDS. Participaram 44 soropositivos, com idade entre 23 e 67 anos (M = 41,00; DP = 10,60), que estavam em acompanhamento no centro de testagem e aconselhamento (CTA) da Secretária da Saúde da Prefeitura Municipal de Parnaíba/PI. Utilizou-se entrevista semiestruturada e questionário sociodemográfico para caracterização da amostra. Constatou-se que, apesar de quase três décadas passadas da epidemia e da sua mudança epidemiológica, as pessoas que convivem com HIV/AIDS ainda sofrem e internalizam estigmas, que são construções históricas, culturais e sociais, que giram em torno da doença, assim demonstrando medo do julgamento moral da sociedade. Espera-se que esses dados possam subsidiar futuras intervenções em saúde coletiva que possam contribuir para atenuar as vivências de estigma social no contexto da soropositividade para o HIV/AIDS.

Keywords : Estigma social; Preconceito; Pessoas vivendo com HIV/AIDS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License