SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Análise da estigmatização no contexto do HIV/AIDS: Concepções de Pessoas que Vivem com HIV/AIDSStatus Sociométrico em Adolescentes na Transição para o Segundo Ciclo do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

RIBEIRO, Marina Padilha  e  FREITAS, Joanneliese de Lucas. Atuação do Psicólogo na Gestão Integral de Riscos e Desastres: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 1-20. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e14794.

Desastre é um conceito complexo, envolvendo fatores sociológicos e psicológicos. Sua compreensão inclui a gestão dos riscos e o manejo da relação de diferentes grupos com suas vulnerabilidades. Estudos sobre a atuação dos psicólogos na gestão integral de riscos e desastres são recentes no Brasil. Foi realizada uma revisão sistemática qualitativa que visou mapear na literatura acadêmica orientações para a atuação de psicólogos na área. Foram analisados 14 trabalhos utilizando-se a técnica de leitura e de classificação em tabela por meio do protocolo Prisma. Nota-se que não há consenso sobre a atuação do psicólogo e que as orientações estão concentradas no pós-desastre, quando surge relevante debate sobre a aplicabilidade do debriefing psicológico. Concluiu-se que é necessário ampliar os estudos e a participação do psicólogo na gestão de riscos e na prevenção, além da sua inclusão em equipes que atuem não apenas nos desastres, mas também na gestão pública.

Palavras-chave : Desastres; Emergências; Riscos; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License