SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Sociometric Status in Adolescents in the Transition to the Second Cycle of Elementary SchoolPersonality Aspects in Violent and Nonviolent Juvenile Offenders According to Jesness Inventory: A Comparative Study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

NOGUEZ, Camila Maggi  and  PAULON, Simone Mainieri. Apoio Institucional e Universidade Pública: A Clínica em Trabalho. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 1-19. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e14853.

O artigo apresenta uma pesquisa que explora a dimensão clínica do Apoio Institucional realizado pela equipe de servidores do serviço de acompanhamento psicossocial ao servidor de uma universidade pública do sul do Brasil. A partir do referencial metodológico da pesquisa-intervenção, foram utilizadas duas rodas de conversa e o diário de campo da pesquisadora componente da equipe estudada. Suas análises de implicação foram somadas às observações de seus colegas para produzir reflexões sobre o Apoio oferecido pelo serviço psicossocial. Os sentidos cristalizados nas instituições Gestão, Saúde e Clínica foram examinados, indicando a indissociabilidade entre elas. Uma perspectiva clínica, entendida como posição de escuta acolhedora das singularidades e provocadora de indagações dos sujeitos sobre si mesmos e seus lugares de poder no processo de trabalho, emergiu entre os componentes do trabalho de Apoio.

Keywords : Apoio Institucional; Clínica; Universidade; Políticas Públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License