SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Apoio Institucional e Universidade Pública: A Clínica em TrabalhoPreditores da Intenção de Abandono Profissional em Caminhoneiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

DOS SANTOS, Ana Luiza Mendonça; KOMATSU, André Vilela  e  BAZON, Marina Rezende. Aspectos de Personalidade em Adolescentes Infratores Violentos e Não Violentos segundo Inventário de Jesness: Um Estudo Comparativo. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 1-20. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e14859.

Pesquisas criminológicas destacam as variáveis relativas a aspectos da personalidade como os melhores preditores do comportamento delituoso persistente. Este estudo objetivou verificar se adolescentes infratores violentos e não violentos apresentam padrões de personalidade diferentes, avaliados pela versão brasileira do Inventário de Jesness. Cento e vinte e nove adolescentes do sexo masculino em conflito com a lei, de 15 a 18 anos, com histórico de três boletins de ocorrência, em média, foram divididos entre os que haviam cometido delitos violentos (GV=88) e os que não haviam (GNV=41). Os grupos foram comparados nas 13 escalas do Inventário e os resultados indicaram diferenças significativas entre GV e GNV em seis das 13 escalas. Do ponto de vista da interpretação do instrumento e suas escalas, GV pontuou em um sentido pior que GNV. As escalas que diferenciaram os grupos relacionam-se a um funcionamento psicológico que remete a problemas de controle dos impulsos, manejo da raiva/sentimentos negativos e atitudes hostis/agressivas.

Palavras-chave : Adolescentes em conflito com a lei; Violência; Personalidade; Inventário de Jesness.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License