SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Aspectos de Personalidade em Adolescentes Infratores Violentos e Não Violentos segundo Inventário de Jesness: Um Estudo ComparativoExpectativas quanto ao Futuro: Reprovação e Expulsão da Escola de Adolescentes Estudantes e Socioeducandos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

TAUBE, Michelle Engers  y  CARLOTTO, Mary Sandra. Preditores da Intenção de Abandono Profissional em Caminhoneiros. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 1-20. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e14903.

Apesar da importância da retenção de caminhoneiros, há pouca compreensão acerca das variáveis e suas interações para explicar a intenção do abandono profissional. O objetivo deste estudo foi avaliar as variáveis sociodemográficas, laborais, psicossociais, estressores ocupacionais e a satisfação no trabalho como possíveis preditores da intenção de abandono em uma amostra de 565 caminhoneiros brasileiros. Como instrumentos de avaliação, foram utilizadas as Subescalas de Tendência ao Abandono, Satisfação no Trabalho e Riscos Psicossociais, questionários de variáveis sociodemográficas, laborais e estressores ocupacionais. Os resultados obtidos por meio da análise de regressão linear múltipla apontaram um modelo explicativo para a tendência ao abandono composto por sete variáveis que conjuntamente explicaram 29,2% da variância, sendo a satisfação no trabalho a variável de maior poder preditivo (13,2%). O estudo sugere ações de retenção desses profissionais aos gestores do transporte, com o objetivo de evitar a rotatividade dessa categoria.

Palabras clave : Tendência ao abandono profissional; Caminhoneiros; Estressores ocupacionais; Riscos psicossociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License