SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3The Proposal of the Reduction of Criminal Responsibility Age under the Perspective of Technical Teams of Socio-Educational Measures of Internment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

ALVES, Alexandre Marques. Atuação do psicólogo na unidade pediátrica em iminência de cirurgia cardíaca. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 1-18. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e14919.

O presente artigo, a partir do método de revisão bibliográfica da literatura, visou identificar e descrever a atuação do psicólogo hospitalar em manejar estratégias que possam preparar crianças com cardiopatias congênitas e seus familiares para o procedimento cirúrgico. A psicoprofilaxia realizada pelo profissional objetiva a preparação psicológica pré, peri, e pós-operatória e viabiliza meios de a criança enfrentar e dar novo significado ao processo a que é submetida. Ressalta-se que a eficácia do pós-operatório e, por conseguinte, a desospitalização exitosa, está diretamente relacionada com a preparação psicológica pré-cirúrgica realizada pelo psicólogo de forma tríade - o paciente infantil, seus familiares e a equipe de saúde. Este trabalho é de significativa importância para a compreensão do indivíduo em processo de adoecimento e resgate da subjetividade, bem como para possíveis contribuições para formação e atuação profissional hospitalar.

Keywords : Atuação do psicólogo; Pediatria; Cardiopatia; Cirurgia na infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License