SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A Proposta da Redução da Maioridade Penal na Perspectiva das Equipes Técnicas das Medidas Socioeducativas de Internação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

ALVES, Alexandre Marques. Atuação do psicólogo na unidade pediátrica em iminência de cirurgia cardíaca. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 1-18. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e14919.

O presente artigo, a partir do método de revisão bibliográfica da literatura, visou identificar e descrever a atuação do psicólogo hospitalar em manejar estratégias que possam preparar crianças com cardiopatias congênitas e seus familiares para o procedimento cirúrgico. A psicoprofilaxia realizada pelo profissional objetiva a preparação psicológica pré, peri, e pós-operatória e viabiliza meios de a criança enfrentar e dar novo significado ao processo a que é submetida. Ressalta-se que a eficácia do pós-operatório e, por conseguinte, a desospitalização exitosa, está diretamente relacionada com a preparação psicológica pré-cirúrgica realizada pelo psicólogo de forma tríade - o paciente infantil, seus familiares e a equipe de saúde. Este trabalho é de significativa importância para a compreensão do indivíduo em processo de adoecimento e resgate da subjetividade, bem como para possíveis contribuições para formação e atuação profissional hospitalar.

Palavras-chave : Atuação do psicólogo; Pediatria; Cardiopatia; Cirurgia na infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License