SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A Proposta da Redução da Maioridade Penal na Perspectiva das Equipes Técnicas das Medidas Socioeducativas de InternaçãoFerenczi e sua Técnica: um Novo Olhar sobre a Transferência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

BONOMO, Mariana et al. Memória dos Troncos Velhos: um Estudo sobre Memória Social entre Ciganos. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 1-20. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15001.

O presente estudo teve como objetivo analisar as memórias práticas entre membros de uma comunidade cigana do estado do Espírito Santo, com cultura territorial seminômade, tradição oral e domínio linguístico do kaló. Foram realizados registros de informações em diários de campo e entrevistas individuais e em profundidade com cinco homens e cinco mulheres, com idades acima de 50 anos, integrantes das primeiras gerações da comunidade. Foi utilizado instrumento com roteiro semiestruturado explorando temas salientes à vida do grupo. As narrativas obtidas foram sistematizadas com o auxílio da classificação hierárquica descendente, procedida por meio do Programa Alceste. Entre os principais resultados encontrados, destacam-se as "relações de gênero e práticas cotidianas", "tradições e costumes" e "transformações em curso". Espera-se que o desenvolvimento deste estudo possa contribuir para ampliar o corpo de conhecimento produzido acerca da população cigana a partir de suas próprias narrativas.

Palavras-chave : Ciganos; Grupo étnico; Memória social; Identidade social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License